Polo Formador em Terapia Comunitária Integrativa


CAPACITAÇÃO

TERAPIA COMUNITÁRIA INTEGRATIVA, TCI

TURMA 11

INÍCIO PROGRAMADO - MARÇO/2019


TERAPIA COMUNITÁRIA INTEGRATIVA, TCI – Reconhecida pelo Ministério da Saúde como uma Prática Integrativa na Saúde PICS (2007, 2016) e pela Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas, SENAD, como política de prevenção e apoio a tratamentos para usuários, famílias e comunidades. Desenvolvida pelo Prof. Dr. Adalberto Barreto, médico psiquiatra, nasceu em 1987, no Projeto 4 Varas (Pirambu, Fortaleza, CE), como ação do Departamento de Medicina Comunitária da Faculdade de Medicina da UFC (CE), com objetivo de cuidar dos sofrimentos antes que levem ao adoecimento psíquico ou físico. Desde 2016, é reconhecida pela Associação Mundial de Psiquiatria Social, WASP, como estratégia de saúde mental comunitária, está implantada em todo o Brasil e em 24 países da América Latina, Europa e África.
METODOLOGIA – Integrando os saberes científico e popular, a TCI apoia-se em cinco pilares teóricos consistentes: Pensamento Sistêmico, Teoria da Resiliência, Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire, Antropologia Cultural e Teoria da Comunicação, de Watzlawick. Garante um contexto de acolhimento para a partilha de sofrimentos cotidianos, comprometedores da qualidade de vida, com foco nas estratégias para sua superação. Favorece a autoestima, autonomia, corresponsabilidade, identidade cultural, cidadania, inclusão social, valorização das diferenças, desenvolvimento de redes sociais solidárias e mobilização dos recursos de indivíduos, famílias e comunidades.
CAPACITAÇÃO EM TCI - Ministrada no Brasil por Polos Formadores vinculados à Associação Brasileira de Terapia Comunitária Integrativa, ABRATECOM (www.abratecom.org.br), que a regulamenta.
PÚBLICO ALVO – Profissionais, lideranças comunitárias e todas as pessoas adultas que trabalhem, ou desejem trabalhar, com comunidades ou grupos diversos, desenvolver projetos sociais ou se dedicar às ações sociais e comunitárias, voluntária ou profissionalmente, sem qualquer exigência de formação anterior.
CARGA HORÁRIA – total de 240 horas/aula, sendo 100 teórico-vivencias presenciais, 80 de supervisão presencial , denominada Intervisão, e 60 de prática supervisionada, correspondentes a 30 Rodas de TCI realizadas nos locais de atuação dos participantes, iniciadas após o segundo módulo e concluídas em até 2 anos a partir do início da capacitação, com supervisão direta, presencial ou à distância.
PROGRAMA DA CAPACITAÇÃO – Abordagem teórico-vivencial e prática, abrangendo: Terapia Comunitária Integrativa (TCI) – Histórico e Pressupostos Teórico-metodológicos; Resiliência e a TCI; Pensamento Sistêmico e a TCI; Teoria da Comunicação e a TCI; Antropologia Cultural e a TCI; Pedagogia de Paulo Freire e a TCI; Vivências Terapêuticas; VIII. Intervisão - princípios fundamentais da capacitação em Terapia Comunitária Integrativa, teoria e prática; IX. Estágio Prático de TCI, equivalente à condução de rodas de TCI. Com a experiência adquirida nos 4 convênios federais (MS) para capacitação de trabalhadores da Atenção Básica/SUS, bem como em vários projetos nacionais e internacionais, o Espaço Família acrescenta a este programa o apoio ao desenvolvimento de ações com a TCI nas áreas de atuação especificas dos/as participantes.
CERTIFICAÇÃO – como Terapeuta Comunitário/a, pelo Espaço Família, com chancela da ABRATECOM, para participantes com no mínimo 75% de frequência às atividades teórico-vivenciais presenciais, que compensarem as ausências com atividades acordadas com a coordenação do curso e que comprovarem a realização das 30 rodas de TCI, através das Fichas de Registro padronizadas.
ESPAÇO FAMÍLIA – ONG com missão de implementar cultura de paz, reconhecida como Polo Formador pela ABRATECOM desde 2005, tem nove turmas já realizadas, incluindo quatro realizadas através de convênios federais, sendo um da SENAD – Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas e três do Ministério da Saúde. Atualmente desenvolve ações com a TCI que constituem espaços de para terapeutas em formação, nas áreas da Saúde e Educação, incluindo o Hospital das Clinicas da UFPE e escolas de Ensino Médio.
EQUIPE – Aurea Silva, Edna Malheiros, Herlinda Borges, Márcia Andrade, Marlene Kawahala, Marluce Tavares, Mey Pestana, Miriam Santos, Verônica Carrazzone, e especialistas convidados para abordar temas específicos.
LOCAIS DE REALIZAÇÃO - Sede de Espaço Família (Iputinga, Recife, PE) e vários locais de realização de práticas, especialmente o Hospital das Clínicas da UFPE (Cidade Universitária, Recife, PE).
PROGRAMAÇÃO – 10 Módulos presenciais mensais sucessivos, nos terceiros sábados e domingos de cada mês, das 7:30 às 18h do sábado e das 7:30 às 13h do domingo. Práticas realizadas em locais e horários definidos pelos/as participantes, iniciadas a partir do terceiro módulo da capacitação.
INÍCIO: 16 e 17 de março de 2019
CRONOGRAMA - MÓDULOS PRESENCIAIS: I Módulo - 16 e 17/03/2019; X Módulo - 21 e 22/12/2019. PRAZO PARA CONCLUSÃO DAS PRÁTICAS: abril/2020.
INVESTIMENTO – Valor a definir, composto por TAXA DE INSCRIÇÃO e 10 parcelas mensais, pagas por depósito bancário anterior ao Módulo ou em espécie, no Módulo. Inclui livro texto Terapia Comunitária Passo a Passo, do Prof. Dr. Adalberto Barreto, material didático complementar, material de vivências e lanches leves, nos Módulos. Possibilidade de negociações para inscrições em grupo e pacotes para instituições públicas e privadas, com emissão de NFS-e.
ACESSO À FORMAÇÃO – Preenchimento da Ficha de Inscrição; Participação em uma Roda de TCI; Confirmação da matrícula com o pagamento da Taxa de Inscrição.

INFORMAÇÕES e INSCRIÇÕES 

Celular/WhatsApp: 81-99152-3520 - 81 99902-9291

Nenhum comentário: